Fachada do Hospital Santa Lucinda

Fachada do Hospital Regional de Sorocaba

Greve Nacional de Médicos Residentes - Praça da Sé em São Paulo. Novembro de 2006

Representantes de Sorocaba na Manifestação da Praça da Sé em São Paulo durante a Greve Nacional de Médicos Residentes. Novembro de 2006

Residentes de Clínica Médica durante a Paralisação Nacional de Médicos Residentes em 24 de Agosto de 2006

Residentes de Ginecologia e Obstetríca durante a Paralisação Nacional de Médicos Residentes em 24 de Agosto de 2006

Residentes de Pediatria durante a Paralisação Nacional de Médicos Residentes em 24 de Agosto de 2006 em Sorocaba

Residentes de Ortopedia na Paralisação Nacional de Médicos Residentes em 24 de Agosto de 2006

Fotos da Paralisação Nacional de Médicos Residentes em 24 de Agosto de 2006 em Sorocaba

Fotos da Paralisação Nacional de Médicos Residentes em 24 de Agosto de 2006

Representantes de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro no 41º Congresso Nacional de Médicos Residentes em Blumenau/SC. Setembro de 2007

sábado, 5 de abril de 2008

NOVO DESCONTO NA BOLSA

A partir de 10 de abril haverá desconto na fonte do INSS sobre as bolsas de Residência Médica dos programas da Secretaria de Estado da Saúde.
Pelo entendimento de que a Residência Médica não constitui emprego e sim modalidade de treinamento em serviço, tal desconto não vinha sendo realizado nas bolsas administradas pela FUNDAP. Entretanto, em março o Secretário da Saúde de SP foi multado em 140 mil reais pelo não recolhimento previdenciário das bolsas de RM. Foi, a partir de então, determinado o desconto de INSS, cujo primeiro desconto já será em 10 de abril.
Consta na Lei que a bolsa-salário referente à Residência Médica é sujeita a contribuição previdenciária (compulsória) na categoria de contribuinte individual. O percentual é de 20 % sobre o valor líquido mensal, c/ margem a variação (8 – 20 %) da parcela que deve ser paga pelo residente (e da parcela que cabe ao órgão pagador), com desconto em fonte. Na prática, a perda na bolsa para o residente será de 11 %. Aliás, a administração das bolsas não será mais realizada pela FUNDAP e sim diretamente pela Secretaria de Estado da Saúde.
Observação importante é que diante do fato de que o residente muitas vezes tem outros trabalhos (onde também é descontado INSS) existe a possibilidade de que somado o desconto INSS bolsa + desconto em outros serviços seja ULTRAPASSADO o teto de contribuição. Assim, para evitar descontos acima do que é devido, o residente deve MENSALMENTE encaminhar cópia de seu hollerit aos seus outros trabalhos (para evitar o desconto do INSS acima do que é devido NESTES serviços).

Já está marcada uma reunião da AMERESP, para o dia 12/04, 14h, na sede da AMEREHC (Associação dos Médicos Residentes do HC – FMUSP – Moradia dos Residentes – Térreo – Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 171 – São Paulo ) para discutir AÇÕES em relação a este problema.

Uma reunião geral será marcada em breve pela AMERESO para discutir o posicionamento dos residentes da PUC frente a esses acontecimentos.

Representantes de São Paulo no 40º Congresso Nacional de Médicos Residentes em Gramado/RS. Setembro de 2006